Retorno

Processamento do Retorno da Celesc Via Adjori

Para processar o retorno, siga os passos:


1. Clique no menu [Consulta de Contas a Receber]


2. Clique na aba [Lotes]


3. Clique sobre qualquer linha que contenha a forma de cobrança CELESC na tabela superior:


4. Clique sobre o botão [Retorno] e aguarde o processamento (que poderá demorar vários minutos devido a conexão via internet).


5. Durante o processamento do retorno será apresentada a seguinte tela:


6. Ocorrendo algum erro que não possa ser corrigido pela TI do jornal, entre em contato pelo Skype suporte.suita.

Exemplo de mensagem de erro:


7. Após a conclusão do processamento (barra de progresso chegar a 100%), siga as instruções contidas nos links abaixo, de acordo com o retorno recebido:

            Caso o retorno seja solicitado no segundo dia útil após o dia 25.

            Caso o retorno seja solicitado no quinto dia útil do mês.


Notas:

O procedimento normal é realizar o Retorno de Críticas da Remessa no segundo dia útil após o dia 25 e realizar o Retorno de Arrecadação no quinto dia útil do mês*.

Ou seja, são processados 2 retornos em cada mês: um logo após a remessa para saber quais são as críticas e outro antes da próxima remessa para quitar os títulos arrecadados.

Se o retorno das críticas não for realizado, ou for realizado depois do processamento da arrecadação (por volta do dia 05), o sistema irá registrar ambos retornos, ou seja, o de crítica e o de arrecadação no mesmo dia.

Se o retorno de arrecadação for realizado depois da remessa seguinte, o sistema também irá registrar ambos retornos, o da arrecadação anterior e o da crítica neste mesmo dia.


* alguns jornais optam por realizar este Retorno Arrecadação no dia do repasse da Adjori (por volta do dia 20), pois os valores dos títulos quitados serão lançados no CAIXA no dia do processamento deste retorno.